Depois de passar por muitos fails em maratonas (e em outras coisas mais) decidi conversar um pouquinho com vocês sobre PROCRASTINAÇÃO. Acredito que muitos de vocês (assim como eu), dominam a arte de procrastinar, que é, nada mais nada menos: deixar para amanhã o que você poderia ter feito ontem, sim, ONTEM. Não importa as muitas coisas que temos de fazer, sempre damos um jeitinho de fazermos N-A-D-A.
Isso estava se tornando um problema que ocorria constantemente em minha vida, os trilhões de trabalhos da faculdade que iam ficando pra semana que vem, a leitura daquele livro que faltava pouco para ser concluída, aquela limpeza na estante de livros que fazia meses que eu precisa fazer… e por aí vai.
Quando eu botava a mão na consciência, acabava percebendo que a data de entrega dos trabalhos já tinha passado, o livro estava jogado em algum canto, e a prateleira estava até com teia de aranha. Trágico.
Eu precisava mudar isso, mas como? Por mais que eu encontrasse mil dicas de como se organizar e fazer tudo no tempo certo, eu não conseguia seguir nenhuma delas. Então criei a minha própria lista de coisas que me ajudariam a não procrastinar:
1. Compre uma agenda: Um caderno, bloco de anotações, pedaços de papel, qualquer coisa para escrever serve. Marque todas as atividades que você precisa realizar, desde “postar as fotos do aniversário” até “ler 100 páginas de O Hobbit”. No caso da agenda, reescreva as atividades ainda não completadas todos os dias, até realizá-las. Pode parecer bobo, mas isso estimula a gente a querer concluir o máximo de coisas possíveis dentro do nosso tempo livre, além de não deixar que a gente esqueça nada para trás.
2. Elimine possíveis distrações: Você não precisa daquele jogo no celular que fica mandando notificação de meia em meia hora, também não precisa estar conectado as redes sociais a todo o momento. Tente relaxar durante um tempo, e veja o que irá atrapalhar você, se você não consegue ficar meia hora deitado em silêncio, sem que alguma coisa atrapalhe, então você encontrou a sua distração. Quando for realizar uma atividade importante, tente deixar o que distrai longe. Uma boa opção é estipular horários para checar as redes sociais, jogar, assistir vídeos, e o que mais você goste de fazer que não é tão prioridade assim.
3. Limpe/Organize seu espaço: Isso é fundamental para uma boa produtividade, organize sua estante entre livros lidos e não lidos, por tamanho, por gênero, por autor, em ordem alfabética, da maneira que desejar, isso ajudará a visualizar todos os livros encalhados, e posteriormente agilizará na hora da escolher a próxima leitura. Limpe sua mesa, jogue o que não precisa fora, desentulhe e ganhe espaço para trabalhar, escrever e ler em um local aconchegante.
4. Aproveite o tempo “perdido”: Sabe aqueles momentos que estamos na fila do banco, dentro de um ônibus, no intervalo entre as aulas, normalmente costumamos ficar sem fazer nada, mas esses minutos podem nos render boas leituras, no primeiro semestre li alguns livros apenas nesses momentos de tempo perdido, escrevi postagens e iniciei muitos trabalhos da faculdade. Só precisa ter um celular a mão, um e-reader, ou um bloco de anotações, nada muito complicado de se carregar.
5. Estipule horários e metas: 8h: Acordar; 8h10: Comer; 8h30: Caminhar; 9h: Banho; 9h30: Ler; …e por aí vai. Você não precisa seguir tudo a risca, mas ter um cronograma base nos ajuda na organização de não deixar as coisas para depois. Leia 100 páginas da sua leitura atual por dia, assista pelo menos dois episódios daquela série que você precisa terminar, escreva pelo menos 500 palavras do seu TCC. Aplique as metas a tudo o que sentir necessidade.
6. Nunca diga que você não tem tempo: Um dos meus professores da faculdade costuma dizer que nós temos tempo para tudo, e se achar que não temos, é só passar a dormir uma hora mais tarde que ganharemos uma hora por dia para poder realizar o que quisermos. Sabe como terminar As Crônicas de Gelo e Fogo até o final do ano? Desse jeito.
Eu continuo sendo uma procrastinadora de carteirinha, mas essas pequenas dicas me ajudaram a não procrastinar o que era importante, entregar todos os trabalhos da faculdade, ter criatividade para escrever, ler todos os livros que precisava, concluir as séries da Netflix… isso me fez sentir melhor e eu aprendi finalmente a utilizar uma agenda para me organizar.
Nós já temos todos os recursos que precisamos para botar a nossa vida em ordem e não deixar nada para depois, basta apenas um empurrãozinho inicial, que você acabou de encontrar nesta postagem.
Diz pra mim, qual foi a sua pior experiência com PROCRASTINAÇÃO?
Em breve voltarei para falar sobre mais assuntos com vocês.